''Lipo Light'' – Atenção e Cuidado


A ''lipo light'' traz uma série de problemas, obviamente não expostos pelas propagandas e sites. Como o procedimento é realizado sob anestesia local, eventualmente grandes doses de anestésico são necessárias para anestesiar determinada região e em doses mais elevadas pode haver toxicidade sistêmica, eventualmente afetando o ritmo cardíaco. Além disso, como não é possível anestesiar áreas extensas, qualquer passagem da cânula de lipoaspiração fora da área anestesiada gera dor intensa.
Lembrando que na anestesia peridural, por exemplo, somente pequenas doses de anestésico são utilizadas, causando bloqueio sensitivo de grandes áreas por tempo maior e com risco muito menor de toxicidade (vide postagem específica sobre anestesia em http://mariocapp.blogspot.com/2011_03_01_archive.html)
Uma maneira de camuflar a dor associada à ''lipo light'' é utilizar drogas venosas para sedação, ou seja, que causam sonolência. O risco cirúrgico aumenta, já que não há, normalmente, monitorização ou anestesista presente e essas drogas podem causar depressão respiratória importante.
Propagandear que a ''lipo light'' tem tempo de retorno mais rápido às atividades laborativas é óbvio. Quantidades incomparavelmente menores de gordura são retiradas, portanto o incômodo pós-operatório é menor e o retorno às atividades usuais será mais rápido, no entanto, o risco cirúrgico é similar ou aumentado; o índice de irregularidades costuma ser maior e o resultado final bem menos expressivo que a lipoaspiração dita tradicional. Por isso, a necessidade das várias ''sessões'' consecutivas de ''lipo light'' anunciadas nas propagandas, com valor agregado final muitas vezes maior que a lipoaspiração dita ''tradicional''.
Lipoaspiração não é tratamento estético para emagrecer, não é massagem terapêutica ou drenagem linfática, é cirurgia. Falar de ''sessões'' de lipoaspiração é um absoluto contra-senso. Ninguém programa ''sessões'' de laparotomia; histerectomia; rinoplastia ou qualquer outra cirurgia, fazemos a cirurgia e pronto. Pode até haver a necessidade de reabordagem cirúrgica, programada ou não por intercorrências / complicações ou mesmo cirurgias em mais de um tempo por alguma indicação clínica específica (como por exemplo, na reconstrução mamária, algumas vezes realizada em mais de um tempo cirúrgico), mas não em cirurgia estética.
Até onde isso é vantajoso? Vale a pena correr o risco de várias sessões de pequenas lipospirações e ainda assim com resultado limitado? Vale a pena realizar uma cirurgia em ambulatório ou consultório?
Se você ainda pensa em executar a ''lipo light'', pelo menos escolha um cirurgião plástico com formação (vide http://mariocapp.blogspot.com.br/2012/05/meu-cirurgiao-plastico-e-certificado.html) e realize sua cirurgia em ambiente cirúrgico adequado, com presença de ventilador; oxigênio; carrinho de parada e médico anestesista. Lembre-se, lipoaspiração é cirurgia e como tal deve ser conduzida (ver postagem sobre lipoaspiração http://mariocapp.blogspot.com/2011_03_01_archive.html).
O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresenta normatização específica que regulamenta a execução da lipoaspiração. A resolução nº 1.711 de 10 de dezembro de 2003 (http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2003/1711_2003.htm) proíbe a execução desse procedimento cirúrgico por médicos não cirurgiões e orienta sua execução em centro cirúrgico com presença do médico anestesista.

Um comentário:

  1. In my opinion Lipo surgery is really the best and the excellent one to get remove the body unwanted fat and to get rid out of fatness.

    Lipoaspiracao

    Thanks

    ResponderExcluir