Abdominoplastia – Com ou Sem Lipoaspiração?


A grande maioria das mulheres com gestação prévia costuma apresentar excesso de pele no abdome inferior (abaixo do umbigo), além disso, muitas podem ter estrias e afastamento da musculatura da parede abdominal (conhecida como diastase do reto abdominal). Isso tudo decorrente das alterações progressivas do feto sobre a parede abdominal .

Fonte foto: pixabay.com
Essas pacientes nos procuram para resolver o problema através da plástica abdominal (abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal). Nesse procedimento, retiramos o excesso de pele do abdome inferior com as eventuais estrias presentes nessa área e fazemos a plicatura (sutura) dos músculos abdominais afastados. Essa técnica também permite a correção de hérnias abdominais, como por exemplo a hérnia umbilical, extremamente comum pós-gestação.  
Muitas das pacientes que nos procuram para a realização da abdominoplastia também apresentam excesso de gordura nos ela ncos e dorso, muitas das vezes secundário ao sobrepeso adquirido durante a gestação, frequentemente não perdido completamente no período puerperal. Nesses casos, sempre existirá alguma limitação no resultado estético final quando indicada apenas a  abdominoplastia, já que nessa cirurgia a retirada de gordura é associada a retirada da pele do abdome  inferior, por isso não conseguirmos melhorar de forma significativa a forma da cintura. Esse é um fator limitante do resultado quando realizamos apenas a abdominoplastia.
Para corrigirmos isso, associamos a lipoaspiração, com melhora expressiva no contorno/cintura. Se houver indicação, no mesmo tempo cirúrgico também podemos associar a enxertia de gordura nos glúteos para melhora de volume e forma.
A associação da abdominoplastia com lipoaspiração, mesmo promovendo excelentes resultados, tem limitações. A região do abdome superior muitas das vezes também é área de acúmulo de gordura e ficamos tentados a indicar a lipoaspiração desse local durante a cirurgia, Qualquer indicação de lipoaspiração do abdome superior deve ser feita com a máxima parcimônia, pois quando realizada  nessa área acaba por prejudicar a circulação do retalho abdominal da abdominoplastia, o que pode resultar em necrose tecidual. Então sempre fique atento(a) para super-indicação de lipoaspiração conjunta à abdominoplastia, em especial no abdome superior, nesses casos (de maior presença de gordura no abdome superior), às vezes é preferível realizar a cirurgia em dois tempos do que correr risco aumentado de necrose tecidual fazendo tudo conjugado.
Claro que cada caso é avaliado individualmente, mas a grande maioria das pacientes tem a indicação de lipoaspiração de flancos associada à abdominoplastia para um resultado de contorno corpóreo melhor, no entanto, pacientes com pouco excesso gorduroso e as que apresentam contra-indicações à realização de cirurgias mais prolongadas têm indicação apenas da abdominoplastia. 

Um comentário:


  1. Quer ajuda para escrever seu Blog?

    É importante ter esse canal sempre atualizado com postagens que despertem o interesse dos pacientes atuais e futuros, compartilhando o conhecimento da melhor forma.
    Sou escritor com 37 anos de experiência em várias áreas, inclusive retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas do universo médico.
    Assim seus detalhes não serão apagados gradativamente pela ação do tempo, sendo referência para todas as gerações.
    Para escrever o texto do Blog, com agilidade e no estilo que já vem sendo publicado, preciso apenas de informações básicas. O custo será bem razoável.
    Também elaboro livro abordando assunto da especialidade do cliente, como ghost-writer, reunindo textos e imagens.
    Assim terá sua obra sem se preocupar com produção do conteúdo, podendo marcar uma data especial ou prestar homenagem inesquecível, inclusive póstuma. O livro será ferramenta para fidelização e geração de novos pacientes, entre outros benefícios.
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse esse link: https://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    Abraços, obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Vida Escrita
    19 99217-7849

    VIDAESCRITA.COM.BR

    ResponderExcluir